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Davey Woituski

Coach focado em desenvolvimento emocional e social, equilíbrio emocional, habilidades sociais, autoestima, amor próprio, relacionamentos, Inner Game.


6 Dicas de como ser menos REATIVO

Por Davey Woituski - 22.07.2017
Neste artigo: 6 Dicas de como ser menos REATIVO – Você vai aprender o que é uma pessoa Reativa, como ser menos reativo, como ser mais calmo e controlado, tranquilo, centrado, inabalável.

O QUE É UMA PESSOA REATIVA?


No contexto das relações humanas, quando falamos “REATIVO”, nos referimos àquele que REAGE DE FORMA IMPULSIVA, BASEADO EM EMOÇÕES PRIMITIVAS. Nesse contexto podemos dizer que a Reatividade é um comportamento, não uma tipologia. A pessoa que está comportando-se de MODO REATIVO facilmente SENTE-SE AFETADA EMOCIONALMENTE POR FATORES EXTERNOS e isso pode gerar comportamentos que NÃO TRAZEM OS MELHORES RESULTADOS.

Uma pessoa NÃO REATIVA é aquela que NÃO SE ABALA EMOCIONALMENTE POR FATORES EXTERNOS A TROCO DE NADA. Ela tem clareza e consciência dos seus estados emocionais, do seu corpo, suas crenças, valores, respeita os outros e também a si mesma. Isso reflete EM PAZ INTERIOR, fazendo com que ela saiba lidar melhor com as situações.

O ESTADO REATIVO assemelha-se ao ESTADO DE ANSIEDADE, apresentando COMPORTAMENTO EXAGERADO, como agressividade, defesa do ego, excitação exagerada diante de uma situação que quer muito, medo, irritação, impaciência, etc.

EXEMPLOS DE COMPORTAMENTOS REATIVOS:


•    Alguém faz ou diz algo que você não concorda e você reage agressivamente, defendendo suas crenças;
•    Sente-se intimidado diante de alguém que você mesmo colocou num pedestal;
•    Você critica a outra pessoa com o objetivo de se sentir superior;
•    Você dá um oi para uma pessoa e se ela não responde você se sente mal;
•    Você faz coisas esperando que os outros gostem de você. Fica sempre buscando aprovação social;
•    Você tem ataques de ciúmes;
•    Pensar que uma pessoa não gosta de você porque ela fez ou deixou de fazer algo;
•    Alguém critica você e você leva para o lado pessoal, ficando triste ou reagindo agressivamente;
•    Algo dá errado e você se afeta emocionalmente;
•    Ficar exageradamente orgulhoso por um elogio ou uma conquista também é estar reativo.

CONQUISTAR UM ESTADO DE PRESENÇA, CONSCIENTE DE NOSSOS ESTADOS EMOCIONAIS, PENSAMENTOS E SENTIMENTOS, ao lidar com situações a que somos expostos, é uma das coisas que nos deixa no controle de nossas emoções e ações.

Algumas formas que conheço para adquirir esse CONTROLE DO EU, esse ESTADO DE PRESENÇA é através do AUTOCONHECIMENTO, do AUTOAPERFEIÇOAMENTO, do APRIMORAMENTO DA AUTOESTIMA e da MEDITAÇÃO.

TODO COMPORTAMENTO É ÚTIL EM ALGUM CONTEXTO. Às vezes explodir de raiva, na hora oportuna pode lhe fazer bem, mas deve ser uma raiva produzida e controlada por você. Nesse caso, você pode determinar exatamente a quem ela afetará e como.

Seu MINDSET é o que dá o tom da sua INTERPRETAÇÃO DOS EVENTOS, das SUAS EMOÇÕES, do SEU COMPORTAMENTO e O MODO COMO AS PESSOAS RESPONDEM SOCIALMENTE A VOCÊ.

Além de um SISTEMA DE CRENÇAS FORTALECEDORAS, a MEDITAÇÃO é outra forma de alcançar o domínio das NOSSAS EMOÇÕES e REATIVIDADE.

6 FORMAS DE PENSAR QUE PODEM AJUDÁ-LO A LIDAR COM SUA REATIVIDADE:


1.  O simples fato de ESTAR CONSCIENTE DE QUANDO VOCÊ ESTÁ SENDO REATIVO, de quando os outros estão SENDO REATIVOS, lhe dará um maior CONTROLE DAS SUAS EMOÇÕES.

2.  NÃO LEVE AS COISAS MUITO A SÉRIO e nem para o LADO PESSOAL. Nada na esfera social é pessoal.

3.  Foque em CONTRIBUIR e não em ALCANÇAR O SUCESSO. VOCÊ NÃO PRECISA DE NADA DOS OUTROS. Você está aqui só para contribuir.

4.  DESAPEGUE-SE da ansiedade ao resultado. TENHA PACIÊNCIA e APROVEITE O CAMINHO.

5.  NÃO ALUCINE. Muitas vezes é desafiante separarmos os fatos, das nossas interpretações dos fatos.

6.  SE A SUA FELICIDADE DEPENDE DOS OUTROS, ENTÃO A FELICIDADE NÃO É SUA. A fonte essencial da autoestima é e só pode ser interior. ESTÁ NO QUE FAZEMOS, NÃO NOS ATOS E REAÇÕES DOS OUTROS.

O descontrole emocional só reduz as suas opções e uma pessoa NÃO AVANÇA SEM OPÇÕES. Uma vez aprendendo a NÃO LEVAR AS COISAS PARA O LADO PESSOAL e, a CONTROLAR SUAS EMOÇÕES, você terá se colocado numa posição de enorme PODER, VALOR e controle sobre a sua PRÓPRIA VIDA.

Um forte abraço,
Davey Woituski


   





6 Dicas de como ser menos REATIVO

Por Davey Woituski - 22.07.2017

Neste artigo: 6 Dicas de como ser menos REATIVO – Você vai aprender o que é uma pessoa Reativa, como ser menos reativo, como ser mais calmo e controlado, tranquilo, centrado, inabalável.

O QUE É UMA PESSOA REATIVA?


No contexto das relações humanas, quando falamos “REATIVO”, nos referimos àquele que REAGE DE FORMA IMPULSIVA, BASEADO EM EMOÇÕES PRIMITIVAS. Nesse contexto podemos dizer que a Reatividade é um comportamento, não uma tipologia. A pessoa que está comportando-se de MODO REATIVO facilmente SENTE-SE AFETADA EMOCIONALMENTE POR FATORES EXTERNOS e isso pode gerar comportamentos que NÃO TRAZEM OS MELHORES RESULTADOS.

Uma pessoa NÃO REATIVA é aquela que NÃO SE ABALA EMOCIONALMENTE POR FATORES EXTERNOS A TROCO DE NADA. Ela tem clareza e consciência dos seus estados emocionais, do seu corpo, suas crenças, valores, respeita os outros e também a si mesma. Isso reflete EM PAZ INTERIOR, fazendo com que ela saiba lidar melhor com as situações.

O ESTADO REATIVO assemelha-se ao ESTADO DE ANSIEDADE, apresentando COMPORTAMENTO EXAGERADO, como agressividade, defesa do ego, excitação exagerada diante de uma situação que quer muito, medo, irritação, impaciência, etc.

EXEMPLOS DE COMPORTAMENTOS REATIVOS:


•    Alguém faz ou diz algo que você não concorda e você reage agressivamente, defendendo suas crenças;
•    Sente-se intimidado diante de alguém que você mesmo colocou num pedestal;
•    Você critica a outra pessoa com o objetivo de se sentir superior;
•    Você dá um oi para uma pessoa e se ela não responde você se sente mal;
•    Você faz coisas esperando que os outros gostem de você. Fica sempre buscando aprovação social;
•    Você tem ataques de ciúmes;
•    Pensar que uma pessoa não gosta de você porque ela fez ou deixou de fazer algo;
•    Alguém critica você e você leva para o lado pessoal, ficando triste ou reagindo agressivamente;
•    Algo dá errado e você se afeta emocionalmente;
•    Ficar exageradamente orgulhoso por um elogio ou uma conquista também é estar reativo.

CONQUISTAR UM ESTADO DE PRESENÇA, CONSCIENTE DE NOSSOS ESTADOS EMOCIONAIS, PENSAMENTOS E SENTIMENTOS, ao lidar com situações a que somos expostos, é uma das coisas que nos deixa no controle de nossas emoções e ações.

Algumas formas que conheço para adquirir esse CONTROLE DO EU, esse ESTADO DE PRESENÇA é através do AUTOCONHECIMENTO, do AUTOAPERFEIÇOAMENTO, do APRIMORAMENTO DA AUTOESTIMA e da MEDITAÇÃO.

TODO COMPORTAMENTO É ÚTIL EM ALGUM CONTEXTO. Às vezes explodir de raiva, na hora oportuna pode lhe fazer bem, mas deve ser uma raiva produzida e controlada por você. Nesse caso, você pode determinar exatamente a quem ela afetará e como.

Seu MINDSET é o que dá o tom da sua INTERPRETAÇÃO DOS EVENTOS, das SUAS EMOÇÕES, do SEU COMPORTAMENTO e O MODO COMO AS PESSOAS RESPONDEM SOCIALMENTE A VOCÊ.

Além de um SISTEMA DE CRENÇAS FORTALECEDORAS, a MEDITAÇÃO é outra forma de alcançar o domínio das NOSSAS EMOÇÕES e REATIVIDADE.

6 FORMAS DE PENSAR QUE PODEM AJUDÁ-LO A LIDAR COM SUA REATIVIDADE:


1.  O simples fato de ESTAR CONSCIENTE DE QUANDO VOCÊ ESTÁ SENDO REATIVO, de quando os outros estão SENDO REATIVOS, lhe dará um maior CONTROLE DAS SUAS EMOÇÕES.

2.  NÃO LEVE AS COISAS MUITO A SÉRIO e nem para o LADO PESSOAL. Nada na esfera social é pessoal.

3.  Foque em CONTRIBUIR e não em ALCANÇAR O SUCESSO. VOCÊ NÃO PRECISA DE NADA DOS OUTROS. Você está aqui só para contribuir.

4.  DESAPEGUE-SE da ansiedade ao resultado. TENHA PACIÊNCIA e APROVEITE O CAMINHO.

5.  NÃO ALUCINE. Muitas vezes é desafiante separarmos os fatos, das nossas interpretações dos fatos.

6.  SE A SUA FELICIDADE DEPENDE DOS OUTROS, ENTÃO A FELICIDADE NÃO É SUA. A fonte essencial da autoestima é e só pode ser interior. ESTÁ NO QUE FAZEMOS, NÃO NOS ATOS E REAÇÕES DOS OUTROS.

O descontrole emocional só reduz as suas opções e uma pessoa NÃO AVANÇA SEM OPÇÕES. Uma vez aprendendo a NÃO LEVAR AS COISAS PARA O LADO PESSOAL e, a CONTROLAR SUAS EMOÇÕES, você terá se colocado numa posição de enorme PODER, VALOR e controle sobre a sua PRÓPRIA VIDA.

Um forte abraço,
Davey Woituski