Sobre Woituski
Davey Woituski
Personal & Professional Coach - Master Trainer in PNL
Assuntos relacionados:
- Mindset
- Autoestima
- Amor Próprio
- Relacionamentos
- Equilíbrio Emocional
- Habilidades Sociais
- INNER GAME (Jogo Interno)
- Fortalecimento da Identidade
MINHA ODISSEIA
Fico feliz ao ver que muita gente tem se conectado com os conteúdos que escrevo e, de algum modo, estar conseguindo inspirá-los. Tenho conversado com muitas pessoas pelo direct do Instagram e tem sido gratificante poder contribuir, conhecer e interagir com pessoas engajadas num mesmo propósito, aprimorar-se como seres humanos.
Como cada vez mais recebo perguntas do tipo...
• “Show manoo, me fala mais sobre seu trabalho mano, vi que estuda mt coisa em comum, o que você faz? Dá ideias de PU também? É Coach?”
• “Como que tu entrou nessa “vida”, cara?”
• “Vc trabalha com Coaching apenas?”...
Estou escrevendo esse post para responder esses questionamentos. :)
Então... “Quem é o Woituski?!!!”...
Meu nome é Davey Woituski.
A princípio, entrei nesta jornada de aprimoramento pessoal em busca do meu próprio aperfeiçoamento... Eu queria o sucesso comigo mesmo. Meu interesse era melhorar minha autoestima, compreender coisas que eu desconhecia totalmente sobre como ter mais sucesso em minha vida social. Então resolvi estudar a fundo maneiras de resolver meus próprios conflitos pessoais.
Nasci em Curitiba PR, atualmente moro em Tubarão SC, onde cresci, junto com um irmão mais novo e minha mãe. Apesar de ter estudado em colégio particular, a infância foi bem difícil. Na verdade, bem mais difícil para a minha mãe, que trabalhava para criar dois filhos sozinha.
Como minha autoestima era abalada, era comum me encontrar em estados depressivos e de ansiedade. Meus relacionamentos, no geral, também eram comprometidos por excessos de críticas, autocríticas, julgamentos, ego, “alucinações” e pouca habilidade social.
Meu maior problema eram minhas inseguranças, meus olhos turvos para enxergar coisas que estavam diante dos meus olhos, porque a minha mente era repleta de pensamentos negativos e crenças limitantes. Crenças que me impediam de ser mais relax e desfrutar a vida no máximo de suas potencialidades.
Como a maioria dos adolescentes, não sabia exatamente o que queria. Pensava em fazer algo relacionado com criatividade e artes, uma vez que sempre gostei de desenhar e sou razoavelmente criativo. Influenciado por minha tia, que é professora de pintura, comecei a dar aulas de desenho e posteriormente me formei em Publicidade e Propaganda.
Foi após me formar que decidi investir alto no meu aprimoramento pessoal. Antes disso lia regularmente livros sobre psicologia social, mas ainda não tinha feito nenhum curso específico.
Então, em 2004, por intermédio de minha namorada, conheci o treinamento de Comunicação Eficaz e Relações Humanas, chamado Dale Carnegie. Após fazer esse treinamento e ler os livros do curso fiquei fascinado, me perguntava: por que aqueles ensinamentos, tão poderosos na arte de se relacionar com as pessoas, não eram ensinados na faculdade? Depois de concluir esse treinamento, o refiz mais duas vezes como assistente graduado.
Em 2005 fiz Empretec.
Dois anos depois, abri minha primeira empresa, uma escola de cursos profissionalizantes, onde oferecia cursos de Design, Web Design, Design Arquitetônico e Programação. Eram 4 professores, 68 alunos e uma estrutura com muitas despesas. Essa aventura de um jovem de vinte poucos anos durou dois anos e meio.
Cabe uma observação nesse ponto. Nessa época conheci o universo PU, visitando Fóruns, e lendo livros como The Game, Mystery Method, Richard La Ruina, David Deangelo, David X, Bad Boy e tantos outros... Fiquei aficionado por tudo isso... Apesar de descobrir depois de ter lido e estudado muito que boa parte daqueles materiais, na verdade, estavam dando uma perspectiva errada do jogo... kkk. Mas valeu a pena! :):)
Em 2007 conheci a PNL (na prática), por intermédio do Michel, um dos professores da escola. Lembro que ele falou sobre um curso que iria fazer em Porto Alegre RS, e perguntou se eu estava a fim de ir junto para dividirmos as despesas de hotel. Claro que concordei na hora. Foi aí que pude experimentar a PNL pela primeira vez fora dos livros, num Curso de Formação Practitioner.
Depois desse treinamento voltei alucinado para Tubarão, queria ensinar o que tinha aprendido. Comecei a ler muitos livros e dei meu primeiro treinamento de PNL, um curso de duas noites para aproximadamente 25 pessoas, a maioria alunos da escola. :):)
Mas eu precisava aprender mais. Então em 2010 fui para São Paulo e lá fiz o Practitioner novamente, depois o Master em PNL e em seguida o Trainer Training em PNL. E nessa mesma fase, por intermédio do network com o pessoal que fazia esses treinamentos de formação comigo, conheci e fiz vários outros cursos como Hipnose, Coaching, etc. Dediquei um bom dinheiro e bastante tempo no meu aperfeiçoamento. E a partir daí comecei a dar treinamentos de 64 horas sobre PNL. Para ser mais exato formei três turmas num período de um ano e meio. Agora eu estava dando treinamentos e palestras para até 750 pessoas.
No entanto descobri que tinha algo terrivelmente errado comigo. Neste patamar falar para um público já não era um problema, porém a necessidade de me afirmar e o apego ao resultado estragavam tudo. Percebi que todas as táticas que tinha aprendido funcionavam como um escudo para o velho eu, mas por dentro nada tinha mudado. Apesar do relativo sucesso, nenhuma mudança profunda em nível de identidade tinha ocorrido. Talvez sim, um pouco tivesse mudado, mas no fundo, eu não era quem eu acreditava. Eu queria consistência no equilíbrio do meu estado emocional.
Então, decidi que o melhor para mim seria ir trabalhar no mundo corporativo e deixar o negócio de treinamentos de lado. Em meados de 2012 comecei a trabalhar com um empresário, que foi aluno de um curso de PNL que ministrei.
Durante esses anos, continuei meus estudos, porém não mais com toda aquela cobrança que eu mesmo me impunha. Comecei a estudar outras coisas que ainda não tinha estudado, fiz outros cursos... Compreendi o quanto o ego pode nos atrapalhar, e desenvolvi um manual de regras, valores e condutas pelo qual me guio. O momento da virada acabou sendo a compreensão de alguns conceitos que ainda eram desconhecidos para mim. Ser bem sucedido consigo mesmo e socialmente não se trata do que você faz, mas sobre quem você é. SER, não FAZER. Tem a ver com conseguir mudar aspectos profundos de suas crenças, fortalecendo assim sua identidade.
Meu objetivo é levar meus estudos e ideias sobre o fortalecimento da identidade (inner game), para o maior número de pessoas possível, porque assim como eu no passado, sei que muitas pessoas sofrem o que eu sofri, e eu entendo perfeitamente, pois já passei por tudo isso. Gostaria que eu tivesse no passado os conhecimentos que tenho hoje, porque assim eu teria aproveitado muito mais a minha vida. Acabei cometendo muitos erros nesse caminho... É natural! E eu não quero que as pessoas passem pelos mesmos problemas.
Hoje estou escrevendo um livro, desenvolvendo meu trabalho de coaching e dedicando um tempo para ajudar as pessoas, compartilhando um pouco do que já estudei.
Acredito nos benefícios do hábito de praticar esportes, manter uma alimentação saudável, meditar... Sou entusiasta do basquete (jogo de vez em quando), skate, surf, faixa azul de jil-jitsu.
Se você quer tirar uma lição dessa minha história, eu diria: Erre mais, ouse mais, aceite que não existem certezas, não tente ser tão perfeito.
Sempre tive como foco ser feliz a cada minuto da minha vida (sem, contudo, causar a infelicidade alheia) – esse é o bem maior. O dinheiro é apenas uma consequência do quão feliz nós somos e do quanto contribuímos para melhorar a vida das pessoas.
A felicidade é algo que está dentro de nós, está em nossa maneira de enxergar e se posicionar perante o mundo!
Abraços,
Woituski